top of page
Shadow
A vida por escrito
Logo

Muito mais do que um clube de leitura ou um espaço para discussões literárias, o Laboratório de Leitura A vida por escrito é uma experiência estético-reflexiva de humanização e autoconhecimento através da leitura profunda e da discussão contextualizada dos grandes clássicos da literatura mundial.

Os fundamentos da metodologia

Elaborado a partir de experimentos fenomenológicos e experiências empíricas que remontam a meados de 2003 no âmbito da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, o Laboratório de Leitura surge como um recurso de formação humanística na área da saúde, lapidado ao longo de mais de 20 anos para se tornar uma experiência de conhecimento do humano a partir da experiência estética da literatura. Desde então, o CeHFi (Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde), vinculado à Unifesp, abrange estudos que avançam e ampliam a compreensão da temática da humanização em saúde, investigando o papel desempenhado pelas Humanidades e particularmente pelas narrativas neste processo formativo e de vivência profissional.

Na raiz etimológica do termo estética — que mais tarde viria a se consolidar como uma das áreas de conhecimento da Filosofia —, encontramos a palavra grega aisthésis, que remete à percepção, à sensibilidade e ao "conhecimento sensorial". O que o Laboratório de Leitura proporciona, portanto, é uma experiência despertadora, uma ampliação da consciência e da autoconsciência amparada pelo contato com grandes obras literárias.

A literatura como remédio

A história de uma iniciativa transformadora

No livro A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma, o professor Dante Gallian, idealizador do Laboratório de Leitura, relata a história dos experimentos que levaram à concepção desta iniciativa e os resultados que têm sido observados ao longo de anos de aplicação prática desta abordagem integrativa entre as Humanidades e a área da saúde. Liderando pesquisas e atuando como orientador no meio acadêmico, Dante tem contribuído de maneira fundamental para o avanço da compreensão do efeito humanizador e terapêutico da leitura e discussão coletiva dos clássicos, defendendo enfaticamente a noção daquilo que passou a chamar de saúde existencial.

"Hoje, se me pergunto por que amo a literatura, a resposta que me vem espontaneamente à cabeça é: porque ela me ajuda a viver. Não é mais o caso de pedir a ela, como ocorria na adolescência, que me preservasse das feridas que eu poderia sofrer nos encontros com pessoas reais; em lugar de excluir as experiências vividas, ela me faz descobrir mundos que se colocam em continuidade com essas experiências e me permite melhor compreendê-las. Não creio ser o único a vê-la assim. Mais densa e mais eloqüente que a vida cotidiana, mas não radicalmente diferente, a literatura amplia o nosso universo, incita-nos a imaginar outras maneiras de concebê-lo e organizá-lo. Somos todos feitos do que os outros seres humanos nos dão: primeiro nossos pais, depois aqueles que nos cercam; a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente. Ela nos proporciona sensações insubstituíveis que fazem o mundo real se tornar mais pleno de sentido e mais belo. Longe de ser um simples entretenimento, uma distração reservada às pessoas educadas, ela permite que cada um responda melhor à sua vocação de ser humano."

Tzvetan Todorov, filósofo e linguista búlgaro,

no ensaio A literatura em perigo

Laboratório de Leitura na prática

O Laboratório de Leitura é um convite para que você se lance a uma experiência estética e sinta o que está lendo. O enfoque, portanto, é a experiência de ampliação da sensibilidade, e não o que o texto traz como mera informação ou como características de um determinado arcabouço teórico ou estilístico. Não é um clube de leitura, é uma dinâmica muito mais interativa em que não nos limitamos a aspectos técnicos, formais ou acadêmicos dos textos estudados, mas procuramos contextualizá-los e buscar aplicações práticas para as nossas respectivas realidades e desafios pessoais. A literatura, nesse caso, não é um fim em si mesma, torna-se um veículo para o autoconhecimento, o aprimoramento da capacidade crítica, a expansão da percepção do mundo e de nossas circunstâncias, o refinamento da sensibilidade, da articulação e da observação. Embora sejam gravados para posterior consulta, todos os encontros são ao vivo e totalmente interativos. Eu não te direi simplesmente para ler um livro, disponibilizarei alguns materiais com uma contextualização histórica e um perfil do autor, algumas aulas gravadas e um encontro online para uma apresentação professoral e unilateral que mais se assemelha a uma aula de literatura ou de crítica literária. Eu estarei com você, ao vivo, de maneira síncrona e interativa, em uma sequência de encontros ao longo dos quais você será estimulado(a) a articular e compartilhar suas impressões pessoais, seus aprendizados e a maneira como aquela obra te impactou e transformou pessoalmente. Sem aulas gravadas, sem discussões puramente técnicas ou teóricas; o que prevalece é a dimensão afetiva, emocional, psicológica e filosófica da maneira como a leitura, a reflexão e a discussão contextualizada das narrativas propostas falam a você, elevam o seu espírito, enriquecem e aprimoram a maneira como você pode lidar com a sua realidade e os seus desafios — e como essa experiência, no final das contas, te torna mais humano(a). O protagonista do Laboratório de Leitura é você, e não eu. Nada do que eu diga, nenhuma contribuição minha é mais importante e transformadora do que a sua disposição e capacidade para se envolver profundamente com a obra literária. Meu principal papel é te ajudar a ouvir o que ela tem a dizer a você.

Dinâmica dos encontros

Em preparação para os encontros do Laboratório de Leitura, você será incluído(a) em um grupo exclusivo no WhatsApp, através do qual receberá todas as instruções, inclusive acerca da edição recomendada da obra que será abordada. O convite é para que faça a leitura integral antes do encontro inaugural. Todos os encontros acontecem ao vivo, de maneira síncrona, pelo Zoom, e as gravações são disponibilizadas posteriormente.

 A coordenação do Laboratório de Leitura é realizada por Carlos Amadi, formado pela Casa Arca para aplicação da metodologia criada pelo Prof. Dr. Dante Marcello Claramonte Gallian, idealizador do Laboratório de Leitura como atividade humanística na interseção entre as Humanidades e a área da Saúde.

Histórias de leitura

Após uma primeira exposição conceitual, apresentação do autor e breve contextualização histórica, este é o momento em que você e os demais integrantes da turma serão convidados a compartilhar as primeiras impressões e sentimentos suscitados a partir da leitura integral da obra proposta. Desde o primeiro encontro, o objetivo do Laboratório de Leitura é estimular a reflexão, a troca e a interação em torno do que o texto provoca e de como ele reverbera em nós em um nível profundamente pessoal.

Itinerários de discussão

A cada encontro, eu instruirei o grupo a respeito da releitura sugerida para o encontro seguinte, de modo que, a cada um deles, possamos nos debruçar mais atentamente sobre cada parte da narrativa. A quantidade de encontros de itinerário de discussão dependerá da extensão e das características da(s) obra(s) abordada(s) a cada ciclo, para um dimensionamento adequado do tempo dedicado.

Histórias de convivência

A partir das reflexões e discussões realizadas ao longo dos demais encontros, e dotados de uma perspectiva enriquecida e ampliada a respeito da obra lida, este é o momento de articularmos os sentimentos e afetos despertados, avaliando o que fica a partir dessa experiência, o que levamos dessa leitura e discussão, e como isso se aplica às nossas vidas, contextos e realidades particulares.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Conheça as Turmas

  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • LinkedIn

© 2025 Carlos Amadi | Todos os direitos reservados

A vida por escrito | por Carlos Amadi
Carlos Amadi
bottom of page